Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 20 DE MAIO DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  20/05/2018   A segmentação dos negócios transformará a distribuição hoteleira - Recentemente, li dois artigos assinados por experts em distribuição, u...     20/05/2018   Excelência operacional da frota paulistana - E a essencial contribuição com a melhoria da qualidade ambiental.     20/05/2018   Maio Amarelo: como o Japão reduziu 80% das mortes no trânsito - O país asiático já teve um índice de mortes no trânsito muito parecido co...     20/05/2018   Um novo marco para o transporte de carga no Brasil - O Brasil passou por significativas transformações em várias esferas nas últimas déca...     20/05/2018   Combustível preocupa, diz Moreira Franco - O governo está preocupado com a alta da gasolina e vem conversando com a Petrobras para tentar...     20/05/2018   SEM RESPOSTA PARA A BR-116 - Já faz um mês que parlamentares da bancada gaúcha de partidos aliados ao governo decidiram encaminhar pedido...     20/05/2018   Demandas em aberto - A demanda inclui rodovias como: RS-115 (Taquara-Três Coroas), RS-287 (Tabaí-Paraíso do Sul) e RS-122 (Flores da Cunh...     20/05/2018   PRAÇAS E CONDIÇÕES DAS VIAS - Cinco anos depois da criação da EGR, a avaliação das estradas onde se localizam os postos de pedágio, confo...     20/05/2018   A EGR - -Começou assumindo, no início de 2013, três praças comunitárias do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).     20/05/2018   Principais trabalhos concluídos - Construção de viaduto e duplicação de 4,2 quilômetros no trevo da cidade, na RS-287, começou em 2015 e ...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

12/01/2018

Transgressão de regra em aeroporto será investigada

Multimodalidade

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

CHUVA QUE ATINGIU A CAPITAL na quarta-feira provocou a suspensão das atividades no terminal, e queda de raio deixou um trabalhador ferido

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) começou a investigar ontem se houve descumprimento de regras de segurança no aeroporto Salgado Filho na tarde de quarta- feira, quando um funcionário de empresa terceirizada ficou ferido após um raio atingir uma aeronave. Uma interdição de 2016 da SRTE determina a evacuação da pista do aeroporto de Porto Alegre e suspensão de atividades em caso de tempestade de raios - isso pode não ter sido seguido, conforme apuram auditores-fiscais.

- Existem padrões nacionais e internacionais de segurança que dizem, com todas as letras, que não se deve fazer atividades a céu aberto junto a aeronaves quando existe tempestade de raios nas proximidades do aeroporto. Tudo indica que ontem (quarta) houve uma queda de raio. Vamos apurar se houve, em qual circunstância e se teve algum alerta. Temos de verificar se ocorreu falha no monitoramento da Fraport ou violação por parte de empresas para poder adotar as medidas cabíveis - disse o auditor-fiscal Otávio Rodrigues.

A chuva que atingiu a Capital na quarta provocou a suspensão das atividades no aeroporto por cerca de uma hora. Segundo a Fraport, que administra o complexo desde o começo do ano, o trabalhador ferido foi encaminhado a um hospital para atendimento e passa bem.

A determinação da SRTE prevê que, quando há incidência de raios em um determinado perímetro de segurança, as atividades de pista sejam reduzidas e, em caso de aproximação da tempestade, totalmente paralisadas. A interdição ocorre desde que um mecânico morreu após ser atingido por uma aeronave durante uma tempestade. Ele tentava se abrigar da chuva quando foi atingido na perna por uma aeronave que era rebocada por um trator agrícola. Segundo a SRTE, pelo menos cinco outros incidentes em dias de tempestade teriam deixado funcionários feridos nos últimos dois anos.

Além de vetar atividades como abastecimento em caso de aproximação de raios, a superintendência proibiu a utilização de tratores agrícolas para o reboque de aeronaves. Para o diretor de saúde do Sindicato dos Aeroviários, Flávio Maia, é importante que o protocolo seja seguido à risca para garantir a segurança dos trabalhadores:

- Suspeitamos que esse procedimento não tenha sido feito. Queremos que seja seguido à risca, porque é uma regulamentação mais completa no sentido de garantir a segurança. Temos de tentar preservar o máximo os empregados .

Em nota, a Fraport informou que "a segurança dos passageiros, funcionários e usuários é um valor inegociável" e que, na quarta, "imediatamente após o início da tempestade de raios, o aeroporto suspendeu as atividades de pátio para garantir a segurança de todos". A empresa diz que "as atividades só foram retomadas quando não havia mais indicações de novos raios".

RARA NO BRASIL, COMUM NO EXTERIOR

Incomum nos aeroportos brasileiros, a suspensão de atividades por aproximação de raios é realidade em outros países, diz o professor de performance, peso e balanceamento de aeronaves da PUCRS Thiago Brenner:

- Porto Alegre não está inventando nada. Desconheço as regras específicas do Salgado Filho, mas sei que essas regras existem em vários países, embora até então não tenha visto serem aplicadas no Brasil. Na Argentina, é comum haver suspensão do abastecimento de aeronaves quando há tempestade.

Segundo o professor da PUCRS, a aproximação de temporais com raios, de modo geral, não afeta as aeronaves ou quem está em seu interior. Já pessoas que estejam nas proximidades, como funcionários de pista, ficam mais vulneráveis.

- Operar é como caminhar na praia em dia de tempestade de raio: o aeroporto é um descampado. Se o avião sofre uma descarga elétrica não afeta quem está dentro, mas quem está do lado de fora fica mais exposto. O protocolo não é exagero. Ainda que rara, a queda de raios é um evento que acontece.

 

Por Zero Hora - RS

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Infraero reduz 65% dos custos com novo modelo de logística de cargas

Aeroporto de Uberlândia vai ganhar complexo logístico

Aeroporto de Goiânia recebe aeronave da Azul com aumento de demanda

PARA DAR PASSAGEM ÀS HIDROVIAS NO RS

Infraero adotará autodespacho de bagagens em sete aeroportos

A segmentação dos negócios transformará a distribuição hoteleira

Excelência operacional da frota paulistana

Maio Amarelo: como o Japão reduziu 80% das mortes no trânsito

Um novo marco para o transporte de carga no Brasil

Combustível preocupa, diz Moreira Franco

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística